domingo, 11 de novembro de 2007

Se um viajante numa noite de inverno




Em Se um viajante numa noite de inverno, de Ítalo Calvino, o leitor é um personagem que se envolve em uma aventura cheio de mistério. O autor utiliza recursos que prendem a atenção.
O livro relata a jornada do leitor, personagem principal do romance, em busca do fim da história.
Abandonando sua confortável posição passiva de leitor, ele parte em busca do texto original.
Nesta busca da satisfação do prazer pela leitura o leitor enfrenta situações diversas. Ele precida estar atento para captar detalhes que são pistas na resolução do mistério.
Lendo o texto de Ítalo Calvino, proporcionado no curso, surgiu a oportunidade e o interesse em pesquisar sobre o autor e o livro.
Aprender a ler não é uma tarefa tão simples, pois exige uma postura crítica, sistemática, uma disciplina intelectual por parte do leitor.
Os livros, expressam a forma pela qual seus autores vêem o mundo e para entendê-los é indispensável não só penetrar em seu conteúdo básico, mas também ter sensibilidade e espírito de busca.
Apesar de todo o avanço tecnológico na área de comunicações, ainda é, fundamentalmente, através da leitura que se realiza o processo de transmissão/aquisição da cultura. Daí a importância capital que se atribui ao ato de ler, enquanto habilidade indispensável.
Se um viajante numa noite de inverno é uma obra-prima de humor e inteligência.
Vera

Nenhum comentário: