quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Relato Comentado : Podemos Conhecer o Universo?


Relato Comentado: Podemos Conhecer o Universo?
Reflexões sobre um grão de sal
Carl Sagan

Neste primeiro parágrafo o autor nos dá a definição do que é ciência “ um modo de pensar” e de como ela deve estar ligada a regularidades, experimentos, desafios e dogmas, ela requer coragem.
A ciência nos permite pensar sobre alguma coisa, para nos situar no texto em questão ou para nos levar a refletir sobre o que virá a seguir.No terceiro parágrafo nos situa quanto a mentalidade de uma atitude crítica ,e o levantamento de hipóteses.Uma de suas frases revela um pouco do seu próprio modo de pensar quando diz: “somos uma espécie inteligente e o exercício apropriado dessa inteligência nos dá imenso prazer”.
No quarto parágrafo começa a questionar sobre o tema do texto em questão “ até que ponto podemos compreender, realmente o Universo à nossa volta”?fazendo um breve passeio pela história. No quinto parágrafo entra então no tema do texto, chamando nossa atenção sobre o fato de não conhecermos a Via Láctea e muito menos um grão de sal dando-nos uma visão química sobre a composição atômica do sal.
No sexto parágrafo volta a questão novamente para nós quando questiona: quanto pode o cérebro saber?, levando-nos a refletir sobre conhecimento de forma mais ampla.
Trazendo novamente o grão se sal em questão, analisando mais profundamente este micrograma de sal.
A partir do nono parágrafo segue fazendo considerações sobre o Universo, regularidades, leis naturais, regras, seres humanos, voltando a molécula isolada de sal.
Encerra por fim de modo a deixar em cada um de nós o desafio individual de conhecer o Universo, pelo menos aquele em que habitamos e interagimos.
Rejane

Nenhum comentário: