segunda-feira, 19 de novembro de 2007

O Milagre Brasileiro


O Milagre Brasileiro

O texto O milagre Brasileiro nos faz refletir sobre um período conhecido como a fase do “milagre”, quando sob o regime militar, o crescimento da economia brasileira apresentou uma extraordinária aceleração. A economia do Brasil ia muito bem !!. Um a cada dois brasileiros achava que seu nível de vida estava melhorando.
O nosso “milagre” foi abalado pela crise do petróleo, já que a elevação dos preços comprometia o desenvolvimento de um país onde o consumo era crescente e a maior parcela do petróleo era importada. Os países produtores de petróleo estavam acumulando bilhões de dólares em seus caixas, que ofereciam, sob forma de empréstimo, aos países importadores de petróleo, seus clientes. O Brasil utilizou amplamente desses financiamentos para consolidar seu crescimento e para aumentar suas reservas internacionais.
Viveu-se um ciclo inédito, onde o governo divulgava números enganosos na sua publicidade pela TV , e eles constituíam uma viga mestra da política de sustentação publicitária, do governo militar. Criavam-se motes de “Brasil Potência”, “Brasil Grande”, e o mais famoso deles,“Brasil, ame-o ou deixe-o .”
Durante o período do “Milagre Brasileiro” ocorreu um dos maiores fluxos migratórios de nossa história, onde trabalhadores rurais, que trabalhavam num regime arcaico e ineficiente, foram praticamente “expulsos” das propriedades rurais e parte dessa massa migratória foi absorvida pela indústria. Vale lembrar que parte dessa migração habitou favelas no entorno das grandes cidades, onde a situação econômica que já era precária piorou ainda mais.
O forte crescimento econômico do Brasil, contribuiu para agravar ainda mais sua desigualdade sócio-econômica. O “Milagre Econômico” evidenciou a má distribuição de renda.
O capitalismo em seus grandiosos projetos não considerou a população e a natureza como parte deste Universo e hoje pagamos um “preço alto” pelo desrespeito.

Vera



Nenhum comentário: