quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Análise da Proposta de Atividade


Livro: Marcha Criança – Ensino Fundamental
Ciências Naturais – 2ª série
Maria Teresa – Maria do Carmo – Maria Elisabete – Armando Coelho
Editora Scipione
Conteúdo : A superfície da Terra
Atividades Propostas:

§ Perguntar a classe: Onde vivem as plantas, os seres humanos e os outros animais na Terra? Onde ficam os rios, os mares e as montanhas?Localizar informação explícita no texto
§ Mostrar aos alunos uma foto da Terra vista do espaço sideral e relacionar alguns pontos da superfície terrestre, como montanhas, oceanos, vegetação, à fotos desses ambientes vistos da superfície terrestre.
Inferir uma informação implícita no texto.
§ Ressaltar as condições que permitem a vida em nosso planeta, discutindo com os alunos sobre as possibilidades de vida em outros locais do Universo.
Posicionar-se sobre fatos narrados a partir de elementos presentes no texto.
§ Perguntar às crianças do que são formadas as montanhas e os montes existentes na natureza.Estabelecer relações entre informações presentes no texto.
§ Pedir aos alunos que observem à sua volta e que digam se existe algum objeto construído com minérios extraídos de rochas, como ferro ou alumínio.
Estabelecer relação de causa e conseqüência entre os episódios narrados
§ Dividir a classe em três grandes grupos.Cada um deles deve pesquisar um dos elementos existentes na superfície terrestre ( àgua, rochas e solo), criar um cartaz com figuras e legendas e, em um dia marcado, apresentar o trabalho aos colegas.
Estabelecer relações entre este texto e outros,explorando a intertextualidade
§ Pedir aos alunos que tragam pedaços de rochas para serem observados e que digam à classe onde foram encontrados. Cada um anotará no caderno, abaixo dos desenhos das rochas feitos durante a observação, o que julgar interessante sobre cada pedaço de rocha.Depois, peça que classifiquem o material coletado segundo seus próprios critérios.
Posicionar-se sobre fatos narrados a partir de elementos presentes no texto
Rejane

Nenhum comentário: