terça-feira, 2 de outubro de 2007

Gêneros, objetivos e capacidades envolvidos na compreensão e produção de textos

ITEM 1
Confrontando-se as informações do texto com as da charge conclui-se que:
- o texto mostra disparidade na agricultura brasileira na qual convivem alta tecnologia e proporções precárias de trabalho, que a charge preza.
para responder a esta questão os alunos deveriam ter desenvolvido as seguintwes capacidades, competências e habilidades:
Produção de inferências locais e globais;
Definição de finalidades e metas da atividade de leitura;
Percepção de relações de interdisciplinaridade;
Elaboração de apreciações relativas a valores éticos e ou políticos;
Comparação de informações;
generalizações.
ITEM 2
- Que gêneros circulam na sua área de conhecimento?
Textos narrativos, jornalísticos,poéticos HQs, bulas, requerimentos, ofício, convites, boletins, avaliações, provas, trabalhos individuais, em grupos, atas, relatórios, palnos de ensino, projeto pedagógico, regulamentosa etc...
- Que gêneros circulam nas suas aulas?
Textos científicos, jornalísticos, publicitários, fichas de acompanhamento, relato de experiências, resultado de pesquisas e das reações.
- Seus alunos apresentam dificuldades em todos os textos que lêem ou escrevem ou somente em textos de determinados gêneros?
Sim
- Que tipo de dificuldades seus alunos apresentam?
Dificuldades de ler e entender o que está escrito; em retirar dados do texto, classificar, relacionar; ativação de conhecimento de mundo; generalizações; inferencias globais.
- Que hipótese você levanta para explicar as dificuldades que seus alunos apresentam em atividades de leitura e produção de textos?
Alguns alunos que passam da 4ª para a 5ª série são muito presos à orientação explícita e apoio individual do professor.Muitos professores de 1ª a 4ª séire são excessivamente "protetores" e naõ deixam os alunos caminharem sozinhos.Por ex: lêem o texto para os alunos (sempre) e esmiuçam o que o texto diz; não deixam o aluno ler e interpretar sozinhos, o que gera insegurança e dificuldades futuras de interpretação e compreensão;
Rejane/ Vera

Nenhum comentário: