terça-feira, 2 de outubro de 2007

Checagem das Antecipações ou Hipóteses

Checando as nossas hipóteses pude perceber que o conceito de texto e leitura é muito mais abrangente.

Texto: "a grosso modo pode ser entendido como manifestação lingüística das idéias de um autor, que serão interpretadas pelo leitor de acordo com seus conhecimentos lingüísticos e culturais. Um texto pode ser escrito, oral e, em sentido lato, pode ser também não verbal".Wikipedia, a enciclopédia livre
"O signifiacado de um texto não se limita ao que apenas está nele: seu significado resulta da intersecção com outros.Assim a intertextualidade refere-se as relações entre os diferentes textos que permitem que um texto derive seus significados de outros".(Kleiman; Moraes.Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos de escola,Campinas: Mercado de Letras,1999.p.62.)

Leitura: "a leitura, que é um testemunho oral da palavra escrita de diversos idiomas, atende múltiplas finalidades, ela se insere em um mundo mais vasto, de conhecimentos e significados, nos habilitando inclusive a decifrá-lo; daí a noção tão difundida de leitura de mundo.
A escrita precisa ter um sentido para quem lê, pois saber ler não pode ser representar apenas a decodificação de signosa e símbolos.Ler é muito mais que isso; é um movimento de interação das pessoas com o mundo e delas entre si e isso se adquire quando passa a exercer a função social da língua, ou seja quando sai do simplismo da decodificação para a leitura e reelaboração dos textos que podem ser de diversas formas apresentáveis e que possibilitam uma percepção do mundo.
A leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra.O ato de ler vai ocorrendo ao longo de suas experiências existenciais.Desde sua concepção, a criança vai se exercitando nas "tantas" "leituras" que o seu pequeno mundo lhe permite, por meio de sua percepção sensorial;.depois, a leitura da palavra vai se consolidando, ao longo da sua escolarização, superpondo-se a leitura de mundo". Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rejane


Nenhum comentário: