sábado, 29 de setembro de 2007

Checagem das antecipações sobre texto e leitura

Leitura- "A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção de significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo que se sabe sobre a língua: características do gênero, do portador, do sistema de escrita, etc."-(PCN: Língua Portuguesa).
Ler é uma atividade complexa que faz amplas solicitações ao intelecto e às habilidades cognitivas superiores da mente: reconhecer, identificar, agrupar, associar, relacionar, generalizar, abstrair, comparar, deduzir, inferir, hierarquizar. Não está em pauta apenas a simples decodificação, mas a apreensão de informações explícitas e implícitas e de sentidos subjacentes, e a construção de sentidos que dependem de conhecimentos prévios a respeito da língua, dos gêneros, das práticas sociais de interação, dos estilos, das diversas formas de organização textual.
Texto- "Texto é toda construção cultural que adquire um significado devido a um sistema de códigos e convenções". ( Kleiman,A.B.Moraes,S. Leitura e interdisciplinaridade:tecendo redes nos projetos de escola.Campinas:Mercado de Letras, 1999)
Hoje já se percebe que o texto é o resultado de uma série de fatores. O que é lido se soma ao contexto em que foi produzido, aos conhecimentos que o leitor tem, à pessoa para quem aquela informação é produzida.
Vera

Um comentário:

Cid disse...

Que lindo! E que bom! Um verdadeiro sucesso! Abraços.