quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Crônica Literária


Originalmente, a crônica se constitui como um gênero e natureza historiográfica, em que se relatam fatos históricos. Mas, já na Idade Média, alguns senhores feudais mandavam registrar os principais eventos da família em ordem cronológica, tendo como critério para esses registro selecionar 0 que consideravam relevante e digno para a posteridade. Tanto na sua relação com a historiografia quanto da sua relação com o relato de fatos pitorescos, em sua origem.
Com o tempo, ela foi assumindo um caráter cada vez mais literário, distinguindo-se da notícia e demais gêneros com grande grau de informação ou impacto, explorando os acontecimentos do dia a dia, apresentando a visão pessoal do cronista sobre um fato ou assunto cotidiano, se situando entre o que de sério e de cômico pode haver no que está sendo explorado.Partindo desses acontecimentos corriqueiros e rápidos, ela discute grandes causas das questões humanas, construindo um discurso sério através de situações cômicas.
A crônica pode se manifestar de várias formas: - num discurso intimista; na forma de diálogo; ou, ainda, na forma de um poema.
Estes exemplos nos mostram o distanciamento que a crônica sofreu da natureza dos textos jornalísticos, entretanto, temos alguns cronistas jornalísticos que ainda escrevem “colados” nos acontecimentos sociais, políticos e cotidianos que são notícia, como o0 cronista José Simão, mais conhecido como Macaco Simão.
Rejane

Nenhum comentário: