A Charge em sala de aula- Uma perspectiva intertextual de linguagens
O trabalho com as charges busca um diálogo entre as áreas de comunicação e de Letras, já que desenvolve aspectos referentes às linguagens verbal e não- verbal, a partir de uma perspectiva intertextual de comunicação.
Buscamos com base nas charges jornalísticas leituras intertextuais a partir, não só das palavras, mas também das imagens, associadas ou não.
A opção por tal tipo de texto parece mais atraente, justamente, pelo fato de, muitas vezes, mesclar o verbal com o não-verbal, ou, um ou outro separadamente.
Além disso, a seqüência imagética, que podemos estabelecer entre as charges, pode nos provocar, a ponto de definirmos relações sintáticas, as quais contribuem definitivamente para a comunicação, ainda que sejam realizadas somente no âmbito não-verbal.
Dessa forma, com esses estudos, percebemos a questão sintática como uma relação que vai além das palavras, do código verbal; as imagens estabelecem entre si uma sintaxe que permite uma leitura, quase sem ruídos.
(Texto de Tatiana Nunes de Lima Câmara- A Charge em sala de aula- Uma perspectiva intertextual de linguagens)
Vera
Nenhum comentário:
Postar um comentário