sábado, 29 de setembro de 2007

Checagem das antecipações sobre texto e leitura

Leitura- "A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção de significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo que se sabe sobre a língua: características do gênero, do portador, do sistema de escrita, etc."-(PCN: Língua Portuguesa).
Ler é uma atividade complexa que faz amplas solicitações ao intelecto e às habilidades cognitivas superiores da mente: reconhecer, identificar, agrupar, associar, relacionar, generalizar, abstrair, comparar, deduzir, inferir, hierarquizar. Não está em pauta apenas a simples decodificação, mas a apreensão de informações explícitas e implícitas e de sentidos subjacentes, e a construção de sentidos que dependem de conhecimentos prévios a respeito da língua, dos gêneros, das práticas sociais de interação, dos estilos, das diversas formas de organização textual.
Texto- "Texto é toda construção cultural que adquire um significado devido a um sistema de códigos e convenções". ( Kleiman,A.B.Moraes,S. Leitura e interdisciplinaridade:tecendo redes nos projetos de escola.Campinas:Mercado de Letras, 1999)
Hoje já se percebe que o texto é o resultado de uma série de fatores. O que é lido se soma ao contexto em que foi produzido, aos conhecimentos que o leitor tem, à pessoa para quem aquela informação é produzida.
Vera

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Texto e Leitura

Texto - sistematização de idéias com significado.
Leitura - capacidade de compreeensão e entendimento.
Vera e Rê

Crônica Literária


Originalmente, a crônica se constitui como um gênero e natureza historiográfica, em que se relatam fatos históricos. Mas, já na Idade Média, alguns senhores feudais mandavam registrar os principais eventos da família em ordem cronológica, tendo como critério para esses registro selecionar 0 que consideravam relevante e digno para a posteridade. Tanto na sua relação com a historiografia quanto da sua relação com o relato de fatos pitorescos, em sua origem.
Com o tempo, ela foi assumindo um caráter cada vez mais literário, distinguindo-se da notícia e demais gêneros com grande grau de informação ou impacto, explorando os acontecimentos do dia a dia, apresentando a visão pessoal do cronista sobre um fato ou assunto cotidiano, se situando entre o que de sério e de cômico pode haver no que está sendo explorado.Partindo desses acontecimentos corriqueiros e rápidos, ela discute grandes causas das questões humanas, construindo um discurso sério através de situações cômicas.
A crônica pode se manifestar de várias formas: - num discurso intimista; na forma de diálogo; ou, ainda, na forma de um poema.
Estes exemplos nos mostram o distanciamento que a crônica sofreu da natureza dos textos jornalísticos, entretanto, temos alguns cronistas jornalísticos que ainda escrevem “colados” nos acontecimentos sociais, políticos e cotidianos que são notícia, como o0 cronista José Simão, mais conhecido como Macaco Simão.
Rejane

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Charge Jornalística


A Charge em sala de aula- Uma perspectiva intertextual de linguagens


O trabalho com as charges busca um diálogo entre as áreas de comunicação e de Letras, já que desenvolve aspectos referentes às linguagens verbal e não- verbal, a partir de uma perspectiva intertextual de comunicação.
Buscamos com base nas charges jornalísticas leituras intertextuais a partir, não só das palavras, mas também das imagens, associadas ou não.
A opção por tal tipo de texto parece mais atraente, justamente, pelo fato de, muitas vezes, mesclar o verbal com o não-verbal, ou, um ou outro separadamente.
Além disso, a seqüência imagética, que podemos estabelecer entre as charges, pode nos provocar, a ponto de definirmos relações sintáticas, as quais contribuem definitivamente para a comunicação, ainda que sejam realizadas somente no âmbito não-verbal.
Dessa forma, com esses estudos, percebemos a questão sintática como uma relação que vai além das palavras, do código verbal; as imagens estabelecem entre si uma sintaxe que permite uma leitura, quase sem ruídos.
(Texto de Tatiana Nunes de Lima Câmara- A Charge em sala de aula- Uma perspectiva intertextual de linguagens)

Vera


Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco.
Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. para entender uma charge não precisa ser necessáriamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/charge.
Rejane

RELATO DE EXPERIÊNCIA CIENTÍFICA


Certos textos, principalmente os que se destinama divulgar conhecimentos cientpificos parecem extremamente intrincados, devido à utilização de terminologia científica, linguagem concisa, formal.Nessa esfera da atividade humana estão os estudos acadêmicos ou escolares, relativos ás mais diferentes àreas. Saúde, Medicina, Física, Química, Biologia etc...

Os cientistas, pesquisadores, público participante ou leitor têm que compreender os termos feitos para exprimir, da maneira mais precisa possível, os fenômenos estudados por um dado campo do saber.

A forma composicional do texto científico é a de um texto conceitual, não figurativo, com linguagem objetiva, denotativa, precisa, clara. O vocabulário é formal, há presença de marcas de argumentação, índices de impessoalidade, perspectiva institucional.

Estes textos tem por objetivo informar, instruir, divulgar, expor, publicar, relatar, comparar,avaliar, pesquisar. Os produtos dessas atividades são pouco flexíveis: projetos, inventos, teorias, métodos, relatos, resumos, teses, monografias, relatórios, pesquisas científicas, dissertações.

Rejane

Pesquisa de definição de Relato de Experiência Científica

A SITUAÇÃO COMUNICATIVA DO GÊNERO RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Jocília Rodrigues da Silva (UFBP)
Poliana Dayse Vasconcelos Leitão (UFPB)
1. INTRODUÇÃO
Para transformar as atuais práticas de ensino-aprendizagem da língua materna faz-se necessário adotar a noção de gênero, visto que os gêneros textuais articulam as práticas sociais e os objetos escolares, constituindo-se em instrumentos privilegiados para o desenvolvimento das capacidades necessárias à compreensão/ produção oral e escrita dos mais variados textos existentes, pois, como afirmam muitos estudiosos, aprender a falar, ler e escrever é, principalmente, aprender a compreender e produzir enunciados através de gêneros. Entretanto, em virtude de o trabalho com esta noção ser ainda recente e estar se expandindo, verifica-se a necessidade de pesquisas voltadas para a descrição dos gêneros e para a intervenção, com vistas ao desenvolvimento das habilidades para apropriação de gêneros.
Dolz & Schneuwly (1996), vislumbrando o processo ensino/aprendizagem, propuseram cinco agrupamentos de gêneros com base em três critérios: domínio social da comunicação a que pertencem; capacidades de linguagem envolvidas na produção e compreensão desses gêneros e sua tipologia geral. São eles:
a) Agrupamento da ordem do narrar – envolve os gêneros cujo domínio é o da cultura literária ficcional, marcados pela manifestação estética e caracterizados pela mimesis da ação através da criação, da intriga no domínio do verossímil.. Exemplos: contos de fada, fábulas, lendas, narrativas de aventura, de enigma, ficção científica, crônica literária, romance, entre outros.
b) Agrupamento da ordem do relatar – comporta os gêneros pertencentes ao domínio social da memorização e documentação das experiências humanas, situando-as no tempo. Exemplos: relato de experiências vividas, diários íntimos, diários de viagem, notícias, reportagens, crônicas jornalísticas, relatos históricos, biografias, autobiografias, testemunhos etc.
c) Agrupamento da ordem do argumentar – inclui os gêneros relacionados ao domínio social da discussão de assuntos sociais controversos, objetivando um entendimento e um posicionamento frente a eles, exigindo para tanto, sustentação, refutação e negociação de tomadas de posição. Exemplos: textos de opinião, diálogos argumentativos, cartas de leitor, cartas de reclamação, cartas de solicitação, debates regrados, editoriais, requerimentos, ensaios argumentativos, resenhas críticas, artigos assinados, entre outros.
d) Agrupamento da ordem do expor – engloba os gêneros relacionados ao domínio social de transmissão e construção de saberes, visando de forma sistemática possibilitar a apreensão dos conhecimentos científicos e afins, numa perspectiva menos assertiva e mais interpretativa, exigindo a apresentação textual de diferentes formas dos saberes. Exemplos: textos expositivos, conferências, seminários, resenha, artigos, tomadas de notas, resumos de textos expositivos e explicativos, relatos de experiência científica.
e) Agrupamento da ordem do descrever ações – reúne os gêneros cujo domínio social é o das instruções e prescrições, revisando a regulação ou normatização de comportamentos. Exemplos: receitas, instruções de uso, instruções de montagens, bulas, regulamentos, regimentos, estatutos, constituições, regras de jogo.
Neste enfoque, o relato de experiência de atuação profissional é entendido com um gênero de texto que pertence ao agrupamento dos gêneros da ordem do expor, cujo domínio social de comunicação é o da transmissão e construção de saberes. Nesse sentido, quando informado teoricamente, o relato de experiência permite a apreensão de conteúdos numa perspectiva que envolve a interpretação ao lado da asserção, constituindo-se num instrumento relevante para registrar a produção do conhecimento sobre a construção do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.
Vera

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Notícias Populares

Quem matou Taís Grimaldi?

Jalescity amanheceu em pânico na manhã de quinta - feira ao surgirem os primeiros comentários sobre o assassinato inexplicável da bela e fogosa Taís. Ela foi encontrada as 6 horas da manhã por uma senhora que ao toque da campainha abriu a porta deparando - se com o corpo nú da vítima estirado no corredor. Após certificar-se do passamento da moça correu ao telefone para acionar a polícia.
Toda população está mobilizada na busca de informações sobre o que ocorreu naquele corredor, o que mais intriga a todos foi o ar de felicidade com que a moça morreu.
Vera e Rejane

Esferas de Atividades Humanas e os Gêneros do Discurso

Rejane e Vera
Imagem 1 - Esfera de Atividade representrada- Política
Atores Envolvidos: Deputados Estaduais, Deputados Federais, Senadores,Ministros,Presidente do Congresso, etc
Interesses/Perspectivas em Jogo:Públicos
Exemplos de Atividades realizadas na Esfera:Propõe emendas, revoga ou sanciona medidas provisórias,institui programas, aprova convênios, altera leis ou revoga leis.
Gêneros em Circulação:Lei , diálogo argumentativo,assenbléia.

Imagem 2 -Esfera de Atividade Representada - Jornalística
Atores Envolvidos: Jornalista, repórteres, editores,fotógrafos,redatores.
Interesses/Perspectivas em Jogo: Informar,Criticar,Refletir, Comunicar e Divulgar fatos ou acontecimentos.
Exemplos de Atividades realizadas na Esfera:Entreterimento, informação e atualização, comunicação e classificação.
Gêneros em Circulação: Texto de Opinião, carta de leitor, carta de reclamação, carta de solicitação, editorial, reportagens, notícias, etc

Imagem 3 - Esfera de Atividade Representada: Científica
Atores Envolvidos: Químicos, bioquímicos, cientistas, acadêmicos, estagiários, etc
Interesses/Perspectivas em Jogo: Criação de produtos, melhoria da saúde e qualidade de vida, descobertas, etc
Exemplos de Atividades realizadas na Esfera: Analisar elementos químicos, pesquisar substâncias, manipular formúlas, produção, etc
Gêneros em Circulação:Receita, instruções, textos prescritivos, etc

Imagem 4 - Esfera de Atividade Representada: Acadêmica.
Atores Envolvidos: Alunos, professores, gestores, funcionários, pais, comunidade, etc
Interesses/Perspectivas em Jogo: Construção do Conhecimento, permanência do aluno, qualidade de ensino, inclusão, formação integral e a construção da cidadania.
Exemplos de Atividades realizadas na Esfera: Aula expositiva, dinâmicas, jogos, eventos, gincanas, teatro, dança, música, atividades de leitura e escrita, etc
Gêneros em Circulação: Contos, fábulas, lendas, palestras, textos diversos, exposição oral, entrevista, narrativas, etc.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

O livro que marcou minha vida


História de Daphne Fields, uma das mais famosas escritoras norte-americanas e que mantém sua própria vida em segredo. Fields é uma mulher forte, que não busca ajuda de ninguém para vencer os desafios.

Resenha - O Ladrão no Armário

O Ladrão no Armário
Autor: Lawrence Block Editora: Companhia das Letras Número de páginas: 200 páginas Anotar na agenda

Ficções policiais nunca caíram no gosto de quem, hoje, lhes escreve. Previsibilidade e clichês em demasia sempre me afastaram das estantes onde moram essas novelas. Mas o recém-publicado O Ladrão no Armário, do famigerado escritor norte-americano Lawrence Block, atraiu uma leitora reconhecidamente crua no gênero.
A “cola” se manifestou logo nas primeiras páginas. O motivo é um tanto tolo. No início da trama, o ladrão boa-praça Bernard Rhodenbarr, o Bernie, sofre nas mãos do dentista Craig Sheldrake, o “maior do mundo”. Segue a pergunta inevitável: o que essa cena tão prosaica tem de atrativa? Na verdade, absolutamente nada. Mas soou como um consolo para mim, que tenho aversão às estridentes brocas, curetas, aos sugadores de saliva e a outras engenhocas próprias dos consultórios odontológicos. Que bom que Bernie faz parte do meu time...
Voltando ao que interessa, foi numa cadeira de dentista que o protagonista ouviu uma tentadora proposta. Craig, possuído pelo desejo de vingança, elabora um plano para roubar a ex-mulher, Crystal Sheldrake. O dentista, no entanto, não pretende sujar as mãos. E passa a bola para Bernie, cuja fama de larápio já passeia por toda a cidade. Especialista em abrir fechaduras, por mais intransponíveis que pareçam, ele vê-se tentado a invadir a casa de Crystal.
Amante das bebidas e de encontros fortuitos, a moça guarda uma coleção de jóias pela casa. Mas o esconderijo não é segredo para Craig, que logo orienta o inteligente ladrão. Dois dias antes do combinado, Bernie entra na casa de Crystal e surrupia um arsenal de acessórios valiosos. Antes de ele escapar, porém, a ex do dentista abre a porta de repente. E pior: vem acompanhada. A única saída para o intruso é um apertado armário no quarto.
Neste capítulo, a cola vira super bonder. É impossível não se render às ações do protagonista. A Bernie, trancafiado no móvel, só resta esperar. Enquanto isso, ouve vozes e pensa em vinhos. Até que o silêncio toma conta do apartamento. E ele finalmente consegue se libertar. Tudo, até ali, conspira para que saia com as jóias, mas a maleta com o tesouro havia sumido. E Crystal estava no chão, morta, com um bisturi cravado no peito.
Autor de mais de 50 livros, Lawrence Block resgata Bernie Rhodenbarr de títulos como Burglars Can’t be Choosers, de 1977, e The Burglar on the Prowl, de 2004. Sempre às voltas com crimes, o personagem geralmente é considerado o principal suspeito. E não é diferente em O Ladrão no Armário. Ao longo da história, ele investiga o assassinato de Crystal, que envolve figuras misteriosas, milhares de dólares em notas falsas, novas mortes e um clima de romance com a bela Jilian.
Agraciado em 1993 com o título de Grande Mestre, pela Mystery Writers of America, Block livrou-me do preconceito contra as obras de ficção policial. Tanto pelo charme e o humor irônico de Bernie quanto pelas surpresas que compõem o enredo.
Letícia de SouzaDo CorreioWeb12/09/07

Checando antecipação/predição

Depois de ler a resenha e a sinopse do livro de Calvino, percebemos que a nossa hipótese inicialmente levantada não se concretizou.

Paródia

Ultimamente tem sido uma característica das artes contemporâneas o uso da Paródia.
A pródia não é um fenômeno novo pois já estava presente de longa datqa na Grécia, Roma e na Idade Média.
Quando parodiamos um obra, temos um distanciamento do texto original, um inversão do sentido. Como resultado desse processo, podemoremos ter um texto "transgressor".Assim a intenção de uma paródia pode ser ridicularizadora, jocosa,embora isto não resulte sempre na destruiução do texto original.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Antecipação ou Predição

O título "Se um viajante numa noite de inverno"

Ao ler o título imaginamos alguém que viajou ou que viajará para algum lugar na época do inverno.

Paródia - Se um viajante de Quinta

Prepare-se um novo curso vai começar.Descanse bastante e concentre-se, pois você vai precisar de todas as forças para esta nova viagem.
Afaste dores, cansaço e reclamações.Nem pense em assistir a novela pois você terá as quintas mais atraentes, com muito mais tramas, discussões, lamentações e enriquecimento.Use roupas quentes e confortáveis para resistir ao ar frio;leve um lanche reforçado para combinar com o café e o chá de chocolate.Leia atentamente as instruções para não se perder, e não ter que perguntar novamente, cumprindo as tarefas prontamente.Sente-se corretamente pois se faz necessário uma postura decente para um desempenho eficiente, caso contrário terá dor nas costas se tornando um incompetente.
Mantenha seu material devidamente organizado e atualizado pois as loiras são competentes mas muito exigentes.

Depoimento de Leitura e Escrita

Rê Adoro ler, a leitura nos dá asas e possibilidades de viajar e conhecer novos mundos que muiitas vezes a realidade não nos permite ir.Como sempre li muito naõ tenho dificuldades em escrever.Citando Rubem Alves " sou o que sou pelos escritores que devorei".

Verinha Gosto de ler, a leitura faz parte da minha vida desde os pequenos textos dos alunos até grandes obras literárias.O hábito de leitura tornou-se necessário para enfrentar os desafios, conquistas, bem como para momentos de prazer. A leitura possibilita sonhar, viajar pelo mundo imaginário, desenvolvendo competências leitora e escritora.

A leitura e a escrita devem merecer atenção de todas as disciplinas?

Rê - Sem nehuma sombra de dúvida a leitura e a escrita cada vez mais fazem parte de todas as disciplinas como também de todos os nossos momentos de vida.
Mais do que Ler e Escrever é necessário saber compreendes e interpretar aquilo que se Lê.

Verinha - A leitura e a escrita é compromisso de todas as disciplinas, pois está presente no nosso dia-dia, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, social e intelectual.

Relato de Experiências

Rê Gostei muito do curso pois é muito desafiador e nos estimula a agir/pensar/agir.Mais do que atividades prontas temos que realizar e desenvolver atividades particulares.

Verinha. Estou gostando muito do curso pois vem de encontro com as necessidades, dando oportunidade aos participantes conhecer e utilizar novas tecnologias, necessidade que o momento requer.

O que é Blog?

Blog é muito parecido com os nossos antigos diários que tinhamos em nossa adolescência.
Tanto nos diários como os blogs podemos contar nossos sonhos, desejos, sentimentos e experiências, com uma diferença: os nossos diários eram guardaos a sete chaves para que nem nossa mãe pudesse ter acesso a ele; já no blog pode ser acessado por qualquer pessoa que tenha um computador e esteja conectado a internet.Os diários eram pessoais e individuais, os blogs são criados para serem visitados, para serem compartilhados.
No nosso caso o blog será utilizado como ferramenta do curso para troca de informações, experiência e reflexões sobre a nossa prática.

Expectativas

Temos grandes expectativas para este curso!
Além de muita informação e novos conhecimentos, esperamos desenvolver uma nova habilidade dentro da Tecnologia que nos cerca e nos envolve.Esperamos que a convivência salutar e harmoniosa com todos os participantes nos possibilite grandes trocas de experiências.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

PERFIL

Sou Diretora de Escola da rede estadual de ensino. Fui secretária de escola, professora de educação básica I, professora de Educação Básica II e diretora de escola.
Sou educadora compromissada, alegre, de bem com a vida, sonhadora, sempre em busca de novos conhecimentos, motivo pelo qual estou aqui. Acredito na educação e sou muito grata por ter a oportunidade de contribuir com a formação das crianças para um mundo melhor
Gosto de assistir bons filmes, ouvir música,viajar e bater um bom papo com as amigas.
Com os ventos da municipalização assoprando, estou muito triste, preocupada com toda a equipe escolar.



Sou professora de Ciências e Biol.ogia , mas atualmente estou afastada na DE, adoro ler, assistir filmes,e passear.
Sou bem humorada mas se me pisam no pé sai de baixo.
Adoro a sala de aula e o barulho dos alunos.
Espero brevemente voltar as minhas aulas.

Educadoras

Somos educadoras da rede estadual de ensino, alegres, de bem com a vida, compromissadas, sonhadoras, sempre em busca de novos conhecimentos, motivo pelo qual estamos aqui.